"Seria impensável gerenciar nossos múltiplos esquemas de certificação sem a SoftExpert. A solidez e a organização das informações transmitem segurança e fortalecem a confiança dos clientes. Antes, havia versões dispersas de documentos; hoje, contamos com um repositório único e centralizado, que elimina ambiguidades e garante o uso da versão correta. Demonstrar nossa capacidade de gerenciar requisitos e minimizar riscos é uma das maiores vantagens da solução. Sem ela, precisaríamos de muito mais pessoas apenas para manter a coerência das informações."

Giulio Massarutto - Diretor de Qualidade e Compliance

Compartilhar este caso

Conformidade e auditorias

SoftExpert apoia a MW.FEP na gestão e manutenção de um robusto portfólio de certificações em qualidade, segurança e conformidade

Gestão de indicadores e fornecedores

A solução permitiu o monitoramento e a comunicação de KPIs de mais de 900 fornecedores, focando em resultados e desempenho

Centralização de Informações e portais

A centralização dos dados e a agilidade no acesso às informações estratégicas possibilitaram a criação de cerca de 70 portais para controle eficaz dos dados gerenciais.

MW.FEP

Na linha de frente da indústria eletrônica europeia, a MW.FEP transforma ideias em tecnologia. Com sede e duas fábricas na Itália, a empresa é referência no setor de Fabricação Eletrônica, oferecendo um ecossistema completo: desde a engenharia de produto e design de PCBs até prototipagem e produção em série, sempre com altos padrões de qualidade. Com uma operação sólida e inovadora, a MW.FEP é reconhecida internacionalmente, também devido ao seu amplo portfólio de certificações em qualidade e em setores específicos, como aeroespacial, defesa, automotivo, médico e ferroviário, além de sistemas de suporte como saúde e segurança, meio ambiente e segurança da informação. Essa estrutura robusta posiciona a MW.FEP como um parceiro estratégico para indústrias de alta complexidade e requisitos rigorosos. 


 

Diferenciais que impulsionam a liderança da MW.FEP: 
💶 + €100 milhões em faturamento anual 
👥 + 400 colaboradores 
💡 €8 milhões investidos em inovação, tecnologia e desenvolvimento organizacional nos últimos 3 anos 

 


A MW Fep se destaca por transformar desafios técnicos em soluções eletrônicas inteligentes, promovendo a inovação e a competitividade de seus clientes em mercados globais. 

Italiana MW.FEP transforma gestão da qualidade e conquista certificações com apoio da SoftExpert

A automação gera ganhos em eficiência: 160 horas economizadas por mês e um retorno de até 20% sobre o investimento

Contatti_gorizia-1-_1_.webp

Modernização dos processos críticos para apoiar o crescimento

A MW.FEP atende diretamente empresas de setores altamente regulamentados como aeroespacial, defesa, automotivo, dispositivos médicos e ferroviário, onde a qualidade e conformidade dos produtos são essenciais para garantir a segurança, reputação, contratos de longo prazo e até mesmo o direito de operar. Nesse cenário, a gestão dos processos exige rigor absoluto.

Ciente disso, e com o objetivo de expandir seu portfólio de certificações, a MW.FEP identificou a necessidade de modernizar seus sistemas de gestão. Métodos tradicionais, baseados em planilhas e documentos dispersos, já não eram capazes de acompanhar a crescente complexidade. O risco de inconsistências documentais, a dificuldade em atualizar versões e a necessidade de garantir total rastreabilidade levaram a empresa a buscar uma solução robusta capaz de integrar processos, garantir conformidade e sustentar o crescimento acelerado.

É nesse momento que a SoftExpert entra em cena. Reconhecendo a necessidade urgente de um sistema robusto para gerenciar seus processos e documentação, a MW Fep lançou uma busca minuciosa por soluções IQMS (Integrated Quality Management System). Entre várias opções, a empresa priorizou soluções all-in-one, que oferecessem funcionalidade completa e a flexibilidade necessária para expandir conforme o crescimento da empresa, além de contar com interface em italiano, fator crucial para garantir a adesão plena da equipe. 

O diretor de Qualidade e Compliance, Giulio Massarutto, lembra que a SoftExpert se destacou pela modularidade, robustez no controle de versões, suporte técnico dedicado e uma proposta competitiva frente aos concorrentes, oferecendo o equilíbrio perfeito entre funcionalidade e facilidade de implementação. 

“A disponibilidade de interface em italiano foi um diferencial crucial. Em um mercado onde poucas soluções internacionais ofereciam esta opção, a SoftExpert já anunciava esta possibilidade, eliminando barreiras linguísticas para a adoção pela equipe.” 


Uma transformação na gestão que gera valor para clientes, parceiros e fornecedores

produzione-02-1440x945.webp

A implementação da solução SoftExpert na MW.FEP trouxe resultados transformadores que impactaram profundamente a gestão da qualidade e os processos operacionais da empresa. Essa automação gerou benefícios imediatos: estima-se uma economia mensal de até 160 horas de trabalho. Além disso, a redução de atividades manuais, o aumento do controle operacional e a diminuição de erros resultaram em um retorno de 20% sobre o investimento, baseado na redução de custos e no aumento da eficiência.

Segurança e gestão documental

A MW.FEP obteve maior segurança das informações, com acesso controlado, facilidade de localização e rastreabilidade dos documentos graças a uma estrutura organizada com permissões personalizadas. O acesso facilitado aos documentos operacionais resultou em uma redução significativa dos erros causados por informações desatualizadas e maior envolvimento dos operadores em todos os departamentos produtivos.

A solidez do sistema se traduz em maior confiança, tanto internamente quanto nas interações com clientes e auditores externos. Como destacado pelo Diretor de Qualidade:

“Apresentar o controle dos documentos por meio de um sistema, em vez de PDFs ou Word organizados em pastas comuns de servidor, demonstra confiabilidade. Com a SoftExpert, transmitimos a certeza de que o sistema é sólido, bem gerido e que todos sempre acessam a versão correta.”

Conformidade e auditorias

A empresa registrou redução significativa de tempo em auditorias, padronização dos processos, maior conformidade e geração automática de evidências pela sistematização de diversos tipos de auditoria.  

Um resultado particularmente valioso foi a capacidade de gerenciar múltiplos esquemas de certificação de forma integrada. A MW.FEP destaca que com cinco padrões de qualidade e três ou quatro padrões de suporte, seria impensável fazer isso sem uma ferramenta como o SoftExpert Suite

A SoftExpert apoia a MW.FEP na conquista e manutenção de um portfólio robusto de certificações em qualidade, segurança e conformidade. Entre as principais estão: 

• ISO 9001 – Sistema di gestione della qualità 

• EN 9100 – Certificazione specifica per i settori aerospaziale e difesa 

• IATF 16949 – Certificazione per il settore automotive 

• ISO 13485 – Requisiti per dispositivi medicali 

• ISO 22163 (IRIS) – Certificazione per il settore ferroviario 

• Nadcap – Accreditamento per processi elettronici 

• ISO 45001 – Sistema di gestione della salute e sicurezza sul lavoro 

ISO 14001 – Gestione ambientale 

ISO/IEC 27001 – Sicurezza delle informazioni 

Gestão de Indicadores e Fornecedores

A implementação da solução permitiu o monitoramento dos indicadores e sua comunicação, com foco nos resultados e desempenho por meio da gestão dos KPIs de mais de 900 fornecedores. O objetivo é otimizar as relações comerciais e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos.

A adoção da plataforma SoftExpert também melhorou a representação dos indicadores internos de desempenho. O módulo de Performance já apresenta resultados positivos na visualização e monitoramento das métricas, facilitando decisões baseadas em dados concretos.

Gestão de Riscos e Compliance

A MW.FEP conseguiu estabelecer um arquivo único e centralizado para a gestão de riscos, eliminando as incoerências que ocorriam quando “cada um tinha sua versão”. Essa unificação proporcionou maior consistência na identificação e no tratamento dos riscos, além de facilitar o compartilhamento das prioridades entre as diversas áreas da empresa.

A empresa registrou:

• Maior transparência e integridade organizacional graças ao mapeamento de requisitos;

• Antecipação de problemas e aumento da resiliência organizacional;

• Suporte às decisões preventivas na gestão de riscos.

“Sem esses recursos, haveria o risco de perda de imagem, perda potencial de informações e dados, além da necessidade de mais tempo e recursos para realizar o que hoje é feito com o suporte do sistema”, destaca Giulio.

Centralização das informações e portais

A implementação dos portais SoftExpert simplificou drasticamente o acesso às informações críticas. Como relatado pelo Diretor de Qualidade, a busca de documentos através do portal é “pelo menos 10 vezes mais simples” do que no método tradicional.

A centralização de informações, facilidade de acesso a dados estratégicos, agilidade e assertividade na gestão resultou na criação de cerca de 70 portais para controle de dados gerenciais. Esta infraestrutura de informação permitiu acesso ágil a dados críticos e facilitanto as tomada de decisões em todos os níveis da organização. 

Impacto estratégico

Um dos resultados mais estratégicos foi o aumento da credibilidade da MW.FEP junto aos seus clientes. A capacidade de demonstrar um sistema de gestão da qualidade robusto se tornou uma vantagem competitiva significativa:

“Mostrar a um cliente de qualquer setor que nossa organização é capaz de gerenciar seus requisitos e minimizar qualquer tipo de risco nos processos de negócios, garantindo a qualidade dos produtos ou serviços, é certamente uma das vantagens mais relevantes do SoftExpert Suite”, destaca Giulio.


Próximos passos para expansão e otimização da gestão integrada 

Design_pcb-1440x764.webp

A MW.FEP planeja expandir e aprimorar o uso da plataforma, focando na evolução do módulo de desempenho para compartilhar indicadores com clientes e parceiros. A empresa também pretende intensificar o uso das ferramentas móveis, especialmente em auditorias, para maior eficiência no campo, e ampliar o acesso ao sistema para mais colaboradores, promovendo uma cultura de qualidade. 

Além disso, planeja expandir a plataforma para novas áreas, valorizando sua modularidade e escalabilidade como suporte ao crescimento sustentável. 

Bring Left
Bring Right

Leve esta solução para sua empresa